Benefícios do Hatha Yóga para a Corredores




O HATHA YÓGA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA CORREDORES DE MARATONAS

HATHA YÓGA AND YOURS BENEFITS FOR RUNNERS OF MARATONS

O que é o Hatha Yóga? What is Hatha Yóga ?
Na atualidade, o Hatha Yóga e suas práticas vêm despertando o interesse de corredores de Maratonas de todo o mundo. Deixou de ser uma prática só para orientais há muito tempo e de forma simples e fácil, espalhou-se pelo planeta, transformando-se em um método de reequilíbrio somatológico - emocional, nervoso e psicológico - beneficiando diretamente a estrutura biológica, anatômica, fisiológica e cinesiológica, com efeitos positivos no sistema glandular hormonal.
Indo além, e trazendo profunda harmonização interior e mental, o que favorece aos corredores.

Existente há mais de cinco(5) milênios, o Hatha Yóga, surge nos nossos dias, como metodologia e técnica das mais avançadas, atuando ao lado de outras ciências.
A palavra Yóga vem do sanskrito, que é a principal língua da India, e literalmente significa união.
Hatha Yóga , significa equilíbrio ou harmonização entre o corpo, a mente e a essência interior, fundamentais para se realizar uma excelente corrida.

Benefícios advindos das práticas do Hatha Yóga para os(as) corredores(as)

Benefits of Hatha Yóga for runners
O Hatha Yóga, em seu aspecto mais comum, é o método prático e natural para a integração e harmonia da nossa essência interior, com o mundo exterior e com a própria natureza.
Esse método prático, desenvolve-se através de uma sequência de exercícios simples, que vão desde os respirtatórios(pranayamas), tão importantes para os(as) corredores(as), o relaxamento(nidra), os psicofísicos(asanas), os alongamentos suaves do Hatha, a memorização e a concentração(dharana).

Notem a importância crucial das práticas do Hatha Yóga para qualquer corredor(a), trazendo benefícios competitivos inigualáveis.

Mas de forma geral, este conjunto de práticas, pode ainda ajudar intensamente no reequilíbrio das funções somatológicas e orgânicas e diretamente na nossa estrutura psicomotora, neuromotora, locomotora e motora, fortalecendo e atualizando as mesmas, tão vitais aos(as) corredores(as).

Serve ainda, em casos específicos para sanar problemas internos e externos do organismo tais como desvios de coluna não genéticos, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônias, ansiedades, desajustes somatológicos e outros.

Quem pode praticar o Hatha Yóga?

Who should do Hatha Yóga?
Qualquer pessoa pode praticar o Hatha Yóga, a partir dos sete anos. Não há restrições quanto à raça, condição social, econômica-financeira ou credo religioso, já que o Hatha nada tem a ver com religiões.
O que deve ser observado rigorosamente e respeitado, é a condição de cada pessoa. Como ela esta somatologicamente e quais suas possibilidades.

Se um corredor ou uma corredora for praticar, é necessário um atestado de saúde normal, dependendo de cada situação. Também, é ideal a  realização de uma entrevista prévia, para elaboração de uma solida anamnese de avalização condicional.

A partir da observância desses elementos básicos, o(a) interessado(a), poderá iniciar suas práticas, no nivel básico para principiantes e após ir evoluindo gradualmente.
Toda sua práticas será desenvolvida com moderação, ponderação e bom senso. Nunca deverá ser realizada com pressa ou com movimentos bruscos, e sim com muita serenidade e equilíbrio interior, com movimentos calmos e respiração suave somente pelas narinas.
Tudo isso é muito fácil e simples e esta ao alcance de qualquer corredor(a), em qualquer momento da vida ou condição. Basta programar períodos diários em dois dias da semana, ou em uma boa escola, ou com um(a) bom(a) Professor(a) de Hatha Yóga.

Começando a praticar o Hatha Yóga

Starting to do Hatha Yóga
É importante frisar, que em geral há quatro estágios dentro do Hatha Yóga, o básico para principiantes, onde a média de duração é de dois anos, o intermediário, onde a média de duração também é de dois anos, o técnico, com duração entre dois a três anos e o avançado, que pode ser desenvolvido a partir do quinto ano das práticas.
E esta é uma sequência natural e direta, possível a qualquer corredor ou corredora.

Quem ministra aulas de Hatha Yoga
Who teach class of Hatha Yóga
Há que se esclarecer, que quem ministra aulas de Hatha Yóga, são Professores(as) formados em um "CURSO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE HATHA YÓGA" regular, cuja duração média é de dois anos letivos, envolvendo aulas presenciais, trabalhos mensais, monografia anual e trabalho de conclusão de curso(TCC) supervisionado, acompanhados de visitas técnicas ou laboratoriais.
Em geral, um curso dessa natureza é reconhecido pelas Associações Estaduais de Yóga, não tendo nenhum vínculo com cursos de outra natureza, já que trata-se de curso com curriculum específico sobre o Yóga e suas estruturas gerais, teoria, filosofia, metodologia integrada e técnicas.  E não se pode confundir sob nenhuma hipótese, aulas de Hatha Yóga, com aulas de Educação Física ou quaisquer outras, sob pena de se incorrer em grave erro, em função da imensa diferença entre duas escolas e métodos de pensamentos.
Como exemplo, o Pilates é uma particularidade do Hatha Yóga.

Algumas orientações práticas

Some orientations about class
Para corredores ou corredoras que forem praticar o Hatha Yóga, as seguintes orientações irão ajudar, servindo como um "Guia ou roteiro especial para as práticas" - "Special guide for class of Hatha Yóga", antes, durante e após as mesmas. O(a) praticante poderá fazer suas práticas tanto em um instituto, escola ou com profissional especializado(a) em Hatha Yóga. A prática deve observar uma série de princípios e requer vontade, dedicação e boa dose de disciplina interior e traz muitos benefícios.
Caso a pessoa se decida por uma escola, deve informar-se a respeito da mesma. Mas evite se basear só em internet, pois este é um ambiente livre.
O seu desenvolvimento nas práticas, não depende apenas do(a) professor(a) mas acima de tudo, de você.
 O(a) Professor(a) pode ensinar e orientar corretamente, mas jamais realizar as práticas para o(a) praticante.

Entre as práticas, destacamos as seguintes;
a) busque se possível, manter suas práticas sempre no mesmo horário, duas vezes por semana,
b) evite usar jóias, perfumes e maquiagens durante as práticas,
c) abstenha-se de alimentos solidos nas duas horas antes, e de alimentos líquidos na primeira hora anterior às práticas,
d) mantenha-se em silêncio durante as práticas,
e) mantenha sempre a coluna suavemente ereta, sem tensões e a cabeça erguida na verticalidade da coluna,
f) respire tão somente pelas narinas, tanto a inspiração quanto a expiração, de forma calma, suave, profunda e harmoniosa,
g) na medida do possível, fora das aulas de Hatha Yóga, dedique quinze(15) minutos à prática pessoal diária,
h) busque uma alimentação equilibrada, evite os excessos. Use bastante cereais, vegetais, legumes, leguminosas, integrais, soja, frutas, estévia, mel, sal marinho, fibras, sucos naturais e água a vontade.
i) procure harmonizar-se com tudo que o(a) cerca. Cultive sempre uma atitude positiva, diante da vida e das pessoas. E nunca se deixe abater por pequenas coisas inúteis.

O que você esta esperando para praticar Hatha Yóga?

What are you wainting for to do Hatha Yóga?
As pessoas sentem cada vez mais, a necessidade de cuidados especiais com o organismo, a mente e a essência interior. O equilíbrio ou desequilíbrio de uma dessas partes, reflete-se diretamente nas outras. Dai a importância de práticas como a do Hatha Yóga, que integram harmoniosamente estes três aspectos.
O método do Hatha Yóga que sugerimos a todos, atua de forma simples, natural e agradável.
Não exige nenhuma roupa ou nenhum tipo de equipamento especial.
E pode proporcionar resultados concretos em tempo relativamente curto. Experimente !!!

Atenciosamente, Namaste,
Prof°. Dr. Claudio Duarte
Unesco Member e Secretário Executido da PACY Internacional/colegiado
www.yogaclassico.com.br - (11) 3288-8860