São Bernardo terá 1ª Ultramaratona neste Domingo

A 1º Ultramaratona Cidade de São Bernardo do Campo, evento que conta com atletas de diversas regiões do País e apoio da Prefeitura, acontece neste domingo (19/9), das 9h às 15h. Com organização do ultramaratonista Carlos Dias, a prova será realizada na Avenida Aldino Pinotti em circuito fechado. Cada volta completa na pista contabilizará 1,2 mil metros e o atleta que percorrer a maior distância em seis horas de prova será sagrado campeão.



Considerada a pós-graduação das corridas de longa distância, a ultramaratona é uma prova que exige tanto condicionamento físico quanto preparo psicológico para conquistar a maior distância dentro do tempo determinado. Segundo o atleta Carlos Dias, os participantes desse tipo de competição são aqueles que já passaram por todos os tipos de prova de longa distância, e por isso está preparado para o desafio.



O evento contará com a participação de 40 corredores de diversas regiões do País. Um aspecto interessante no perfil destes competidores é que a maioria é formada por atletas veteranos, com mais de 50 anos. O desempenho apresentado nesse tipo de prova também é o mais variado, pois há atletas que caminham durante a competição, e alguns que chegam a ultrapassar a marca de 60 a 80 quilômetros percorridos.



Por ser uma prova extrema, o bem estar do atleta é uma dos principais cuidados. No local haverá posto de hidratação à base de isotônicos para os participantes, além de alimentos como massas, frutas, grãos e pães. Uma equipe de fisioterapeutas especialistas no acompanhamento deste tipo de competição estará presente para prestar atendimento durante toda prova. O apoio também contará com ambulância e segurança da guarda municipal.



Todo o atleta que completar a prova receberá uma medalha de participação, e o campeão em cada modalidade irá ganhar um troféu especial da prova.

Fonte :Site Prefeitura S.B.Campo

Marcelo Dorador
Da redação