Preparação

[caption id="attachment_736" align="aligncenter" width="300" caption="Carlos Dias treinando"]Carlos Dias treinando[/caption]“Campeões em todas as áreas adquiriram o hábito de fazer aquilo que os outros consideram tedioso ou desagradável”.


“Os atletas de categoria internacional e os profissionais voltam regularmente ao básico e fortalecem seu fundamento.O motivo pelo qual passamos por tantas dificuldades em nosso treinamento é o fato de nunca nos ter sido ensinado a construir um alicerce interior baseado na mente e nas emoções;fomos direto as capacidades físicas.Por conseguinte,nunca aprendemos a aprender.
A maneira como a maioria das crianças aprende atletismo na escola equivale a pura luta pela sobrevivência darwiniana.Os professores as fazem correr até arrebentar e , no final, os sobreviventes formam o time principal;os outros são deixados para trás e, muitas vezes,nunca descobrem o seu próprio potencial.
Como reconhecem que todas as coisas da natureza têm um período de gestação e têm de passar pelos estágios próprios a fim de se formar, os atletas interiores começam com uma preparação completa.
A preparação completa é a um só tempo a parte mais difícil e mais importante de todo processo de aprendizagem.A preparação de uma refeição a base de legumes nas cozinhas chinesas equivale a 99% da tarefa:aquecer o recipiente até a temperatura certa, lavar e cortar em fatias finas os legumes,ter a certeza de que eles estão frescos.Depois disso,o cozimento é fácil.
Para pintar um carro, é preciso passar primeiro pelo árduo trabalho de limpeza da superfície:corrigir irregularidades,lixar,desamassar,lixar outra vez,limpar,recobrir e escovar-então abracadabra!-a pintura é fácil.Como seria o resultado da pintura se não se preparasse primeiro,de modo adequado,a superfície?pareceria com o atleta comum-irregular,de aparência ruim e pronto a mostrar desgaste.
Todas as obstruções que você já encontrou ou que vier a encontrar algum dia são o resultado direto da preparação insuficiente ou inadequada.Atletas que desenvolveram a força, mas que ignoraram a necessidade da suavidade.vão tentar compensar a falta de flexibilidade com mais força.A substituição pode dar a impressão de funcionar, mas o desequilíbrio resultante vai em algum momento obstruir ou comprometer a facilidade no aprendizado.
Imagine um iceberg flutuando no mar;a ponta visível representa as capacidades físicas que demonstramos nos treinos ou nas competições.A parcela maior do iceberg,que está abaixo do nível do mar/de visão,representa a preparação.Ela pode não ser visível da superfície,mas,sem ela,a parte visível emborcaria e afundaria.
Aprender é como construir uma casa.As capacidades são a parte visível da estrutura superior.O talento físico constitui o alicerce da casa. O talento mental e emocional – qualidades interiores como um centro constante e uma motivação estável é o solo em que a casa e os alicerces estão assentados.
O alicerce de uma casa e o solo onde estão os alicerces não são muito interessantes.Ninguém passa por uma casa e diz “puxa! Veja que alicerce de classe!”Porém, um alicerce sólido baseado na preparação interior dá a essa casa, assim como a sua carreira como atleta,vida longa.”

Fonte: O atleta interior