Corrida pela água

Mostra Rios e Ruas: ultramaratonista Carlos Dias corre 30 quilômetros sobre rios e riachos de São Paulo



O atleta sairá às 9h30 do Jardim Botânico e chegará às 14h30 na Praça Victor Civita. Ele é especialista em provas de extrema resistência.
Neste sábado, 31 de maio, como parte dos eventos de abertura da Mostra Rios e Ruas, acontece a Corrida pela Água – Percurso dos Rios 30 km, com o ultramaratonista Carlos Dias. Ele correrá 30 quilômetros a partir do Jardim Botânico, onde está a nascente do rio Pirarungáua, um afluente do Ipiranga e ótimo exemplo de revitalização – em 2007, ele foi aberto após 70 anos canalizado, quintuplicando o número de visitantes do parque. Seu destino será a Praça Victor Civita, onde será feita a abertura da Mostra.
O atleta será acompanhado por ciclistas  e passará pelos principais rios e riachos com nascentes no Espigão do Caaguaçu, em bairros das regiões Sul, Central e Oeste da capital paulista. São eles: Ipiranga, Tamanduateí, Aclimação, Pedra Azul, Sapateiro, Boa Vista (Caaguaçu), Itororó, Saracura, Iguatemi, Pacaembu, Sumaré, Verde, Água Preta, Corujas e Belini, “desaguando” no Rio Pinheiros.
É possível conferir todo o trajeto neste mapa: http://migre.me/jqbx9.

Sobre Carlos Dias


Ultramaratonista paulista, especializado em provas de extrema resistência e considerado Superhumano pelo History Channel. Já atravessou os desertos de Gobi, na China, e o Saara, no Egito, e correu 9 mil quilômetros em cem dias pelo Brasil, do Oiapoque ao Chuí. Mais informações em www.carlosdiasultra.com.br.

 Sobre a Mostra Rios e Ruas
Idealizada por Charles Groisman e com curadoria de Marcello Dantas, a primeira fase da Mostra Rios e Ruas ficará na Praça Victor Civita até dia 31 de julho. A grande atração é a Casa Invisível, analogia aos chamados rios invisíveis, soterrados pelo crescimento desordenado da cidade. Pensada por Dantas, a obra é formada apenas por tubulação, sem paredes. “É como um corpo sem mais nada além das veias”, compara ele. Painéis interativos incitarão discussões sobre a água e os rios paulistanos, desde sua origem até o desenvolvimento de alternativas sobre como trazê-los de volta ao convívio urbano, provocando reflexões sobre um tema recorrente e que ganha na atualidade um caráter dramático, em consequência da falta de água que ameaça a região metropolitana de São Paulo. “O tema é atual e mundial, além de inspirar a conquista da cidade sustentável ideal”, explica Charles, criador da IdeaAction, Ideias em Ação. Mais informações no site www.mostrarioseruas.com.br
Corrida pela Água – Percurso dos Rios 30 km
Saída: 9h30 – Jardim Botânico (Água Funda)
Chegada: 14h30 – Praça Victor Civita (Pinheiros)

Fonte: www.netacademias.com.br