Veja a entrevista realizada com o fisioterapeuta Marcos Tiburtino que juntamente com a equipe do Centro Grava de fisioterapia esportiva -Cegrafe, me acompanha na preparação para enfrentar os desafios da ultra maratona.
Quero aproveitar e agradecer toda a equipe do Cegrafe, pelo apoio, nas horas de dor física,pela amizade construída ao longo dos últimos 6 anos e pelo excelente trabalho realizado na recuperação pós competições e os trabalhos de fortalecimento e equilíbrio antes das provas.
Desde a Yoli com os trabalhos na piscina, Fabiana,Leandro,Ely,Marcos,Alexandre,Eric,Karina,Viviane,Marcela e Heloisa a acolhida de vocês com certeza fez diferença nos desafios conquistados e será uma alavanca imensa para o meu próximo.
1 - O Carlos Dias irá correr 27 finais de semana seguidos uma média de 120km em 24 horas, o que ele precisa fazer na clínica para preparar o corpo para esse desafio, sabendo que ele já tem um histórico em provas extremas?
Minha orientação nesta reta final para o início do desafio é que ele redobre os cuidados durante os treinos para que não ocorra nenhuma lesão grave, que se alimente bem e que descanse sempre que possível.
3 - Ele irá parar a cada 6 horas com intervalos de 20 minutos cada parada para realizar recuperação e ir ao banheiro, o que a fisioterapia pode ajudar?
Neste curto período de pausa o mais importante é detectar, através de uma rápida avaliação, o surgimento de possíveis lesões e as condições físicas do atleta e, desta forma, entrar ou não com alguma medida reparadora.
4 - O Carlos Dias conseguiu nos últimos anos conquistar os principais e mais difíceis desertos do planeta, e nunca teve lesões que o fizesse parar de realizar seus desafios o que você atribui essa constância?
Eu acredito que o sucesso do Carlos Dias neste tipo de prova, com baixíssimo índice de lesões, se deve aos treinamentos,
ao conhecimento obtido durante o passar dos anos e a genética abençoada que tem. Outro fator que, com certeza, ajuda e muito na realização de provas extremas é ter a "cabeça boa". Quem o conhece sabe que talvez este seja seu ponto mais forte. Mens sana in corpore sano.
5 - Ele corre de Skechers Go Run e o bionic tênis ultraflexiveis e considerados minimalistas, a equipe testou o modelo Go run, pode falar um pouco sobre o que sentiu em relação ao tênis?