O Yoga e a corrida





Como o Yoga pode ajudar o atleta na corrida?

Há o aspecto físico, em que o Yoga pode ajudar o atleta a ter consciência do seu corpo, dos pontos fracos e fortes, melhora a flexibilidade  e ajuda a aliviar o stress físico que muitas vezes o atleta acumula por causa de treinos pesados e repetitivos.

 E existe a questão mental, que através da respiração e meditação, o atleta passa a se conhecer melhor, aumentando o poder de concentração  e a capacidade  desenvolvimento mental, superando seus próprios limites a cada dia.

O Yoga é considerado esporte?

Esta é uma pergunta que venho estudando há um bom tempo.

Fui convidada recentemente para ser Presidente e representante aqui no Brasil do Yoga Sports Federation, uma aliança de Yoga que tem ganhado força nos últimos dois anos na índia, Estados Unidos e Europa.

Trabalho com o Yoga Integral e não sou contra nenhuma outra prática de Yoga.

O Yoga verdadeiro com embsamento filosófico, tem um único objetivo, o despertar o ser humano para um estado de consciência superior.

 No caso do Yoga para esportes, não seria propriamente o Yoga filosófico, mas uma adaptação  de uma técnica do Yoga para um objetivo específico, neste caso visando o melhor desempenho do atleta através dos exercícios específicos do Yoga.

 Ainda não há no Brasil, mas estou estudando o caso para trazer esta vertente para cá, onde o foco no caso é um treino exclusivo para quem é atleta e tem o objetivo de conhecer seus limites e superá los através de um melhor desempenho físco. Por isso, o nome é Yoga Sports, não vem com toda bagagem e disciplina exigida por um verdadeiro Yogi.

 Onde surgiu e existe categorias dentro da prática de Yoga?

 Surgiu na própria Índia, muita gente estudando e visões diferentes de ver a mesma coisa. No fundo o objetivo é um só, o que muda é o jeito, o ritmo, o importante é que o resultado e o sabor seja sempre o mesmo.

Que faça bem a humanidade e aqueles que a praticam.

 Quais os principais benefícios que o Yoga proporciona ao praticante?

O yoga te faz questioner e pensar sobre sua vida e suas escolhas.

Se não estou feliz com algo, o por que não consigo mudar?

Te faz ver o que você pensa e sente que atrai para certos problemas.

Com o tempo você começa a perceber mais o mundo a sua volta, as suas escolhas. A vida passa a ser mais leve.

Proporciona sem dúvida uma vida mais equilibrada, ativa, e com menos problema.

 Você tem um trabalho voltado  com o Yoga para crianças?

 Já fiz um trabalho com uma família que adotei por um tempo, depois as crianças se mudaram para Guarulhos e tivemos que parar com as aulas.

Este ano a partir do mês que vem, começo um trabalho voluntário numa Ong escola aqui na Vila Mariana com crianças e adolescentes, quero continuar o trabalho que comecei há um ano atrás.

Trabalhar com crianças e adolescents é diferente de adultos, eles são mais difícieis no início, mas o momento que eles aprendem a respeitar seu trabalho, se entregam de corpo e alma a prática.

O melhor Yogi é sem dúvida a criança, eles brincam, sorriem, e adoram competir nas posturas mais difícies.

Você com certeza sera referência a vida toda na vida daquela criança.

É muita responsabilidade e com certeza uma relação de amor eterno.

Quem se interessar em praticar o Yoga quais as dicas?

Experimente várias práticas e escolar diferente até achar uma que é o seu perfil.

 Fale um pouco da sua carreira?

 A atividade física sempre fez parte da minha vida. Desde das peladas na escola, ao teatro, dança e quando fui pra Londres aos 18 anos, tinha uma studio de yoga do lado da minha casa.

Comecei a praticar lá por causa da agitação mental e ansiedade que sempre me levava aos extremos.

Desde então viajo o mundo pesquisando e praticando Yoga. Me formei na Austrália e trabalho no Brasil há 5 anos, hoje tenho a minha própria escola, que não tem só o yoga como prática, mas diferentes práticas alternativas que buscam o desenvolvimento humano.

Acredito na superação e num ser humano melhor e acredito que não há um único caminho.

Há pessoas que se realizam com a corrida, outras com a dança, outras preferem uma massagem para se conhecer melhor. Qual o caminho que você busca não importa, precisamos aprender a respeitar as diferenças e aprender com elas.

Você tem um espaço onde as pessoas podem te encontrar? e qual o seu site?

Sim, tenho o Studio Yoga Integral, no Paraíso.


Obrigada e Namastê.

Wal Nunes




0 comentários:

Postar um comentário