73 km na Lagoa da Conceição Florianópolis

Rumo ao encontro com a natureza
 
Agradecimento à Roberta Palma do Jornal Corrida por me apoiar com a inscrição da prova aos organizadores pelo convite, a Skechers, Movement, Tegma e solo por apostar no meu trabalho.
Vamos para Florianópolis testar o corpo, fortalecer a mente e encontrar os amigos.
 
 
 
O Mountain Do Lagoa da Conceição - a prova mais tradicional do Mountain Do -, será de 10 a 12 de outubro, no LIC. São 73km de prova, que podem ser percorridos em dupla, quarteto ou octeto. Em 2014, a novidade da prova é a categoria Insane, para ser percorrida individualmente. Entre os “malucos” que vão percorrer os 73km sozinhos, está o ultramaratonista Carlos Dias, considerado pelo History Channel um super humano, por ser capaz de suportar os climas mais difíceis, as situações mais extremas e, além de tudo, ser o único latino americano a atravessar desertos, como os do Arizona e do Atacama.
 
Natural de São Bernardo do Campo, Carlos Dias, já fez 434km em seis dias e 18.250km em 325 dias, sem se cansar. De acordo com a avaliação médica, ele pode ser considerado um super humano porque tem a capacidade de utilizar o potencial de seu corpo, tem estratégia na prova de longa distância, utiliza a gordura do corpo a seu favor e tem estratégia mental. Todas as características fundamentais para superar os obstáculos e desafios.

Para a prova na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o atleta diz que ainda não havia tido oportunidade de realizá-la, por sempre estar envolvido em outras competições “ou correndo em algum deserto”, mas agora finalmente conseguiu encaixar a etapa em sua agenda. A escolha de participar da competição, de acordo com Carlos, veio por adorar a Ilha de Florianópolis, em particular a Lagoa da Conceição, além de ter a oportunidade para rever amigos e poder testar seu corpo ainda mais com novos desafios.

Sua preparação no momento está sendo descansar o corpo da competição anterior, em que percorreu 250km em sete dias. Segundo o super humano, a estratégia para o MD Lagoa é trabalhar bem as subidas e controlar as descidas para chegar sem nenhuma lesão, respeitando o corpo, a uma velocidade média de 8km por hora.  “O resto é trabalhar o pensamento, sempre indo leve e sorrindo na trilha”, observa. Como Carlos irá participar da competição na categoria Insane – a mais desafiadora por ser individual – levará na mochila 1,5 litros de água, soro e algumas guloseimas.
Paisagens belíssimas com bosques, lagoas, montanhas e muitas trilhas são os cenários que os atletas podem esperar para o Mountain Do Lagoa da Conceição. A programação começa na sexta-feira (10) com entrega dos kits no LIC e simpósio sobre o trajeto que os atletas vão percorrer, seguido de um coquetel. No sábado (11), a primeira largada será às 7h15 e as demais acontecerão até 9h, a previsão é de que todas as equipes cheguem entre 15h e 18h. No domingo, após a corrida, será dia de premiação e almoço.

De acordo com André Andrade, sócio-diretor da Sports Do, empresa que organiza o Mountain Do, essa é a primeira prova que aconteceu do circuito, em 2004 e, historicamente, ela reúne mais de mil atletas. “A prova da Lagoa é de muita resistência e é muito desafiador fazê-la, por isso os atletas precisam estar preparados e, claro, trazer uma torcida grande para incentivá-los”, observa André. Como de costume, amigos e familiares dos esportistas vão acompanhar a prova e, de quebra, poderão desfrutar das belezas naturais de Florianópolis.


SERVIÇO
O que: Mountain Do Lagoa da Conceição
Quando: 10 a 12 de outubro de 2014
Onde: Lagoa Iate Clube (LIC) - Rua Hipólito do Vale Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC
Fonte: Mídia Sports