Conhecendo o deserto do atacama



[caption id="" align="alignright" width="214" caption="Image via Wikipedia"]Map of Atacama Desert[/caption]


Uma das etapas para realizar uma prova de ultramaratona é conhecer o local e suas características. No caso do deserto do Atacama  algumas informações da região:




O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.


Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e  restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


As temperaturas no deserto variam entre 0 graus à noite e 40 graus durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e ave ntureiros.



Clima


Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0°C a 40°C. A falta de chuva nessa região é devida à altitude, que impede que as nuvens vindas do Pacífico cheguem ao deserto atravessando as montanhas. A variação de temperatura é característica dos desertos. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.




Atacama Desert, Chile
Image via Wikipedia


Flora


É formada basicamente por árvores de pequeno porte, arbustos e cactos. Um terreno muito seco pouco propicio a brotar algumas plantas.



Fauna


A fauna é formada por animais pequenos como ratos, lagartos e cobras, também há presença de Ilhamas, guanacos, famingos e outros animais que com o tempo foram se adaptando ao clima.



Geografia


O terreno da região é bastante diversificado tanto no aspecto de altitude como de formação, variando de altitudes quase ao nível do mar até 6 885 metros, como no caso do vulcão Ojos del Slado. Também encontram-se áreas marcadas por erosão, dunas e monatanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e areia.



Hidrografia


A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais os quais lá habitam.




Fonte: Wíkipédia (pt) 07/02/2009





Reblog this post [with Zemanta]

4 comentários:

  1. Obrigada a quem fez esse site, me ajudou muuuuuuuuito na minha pesquisa sobre o Deserto do Atacama, foi a melhor pesquisa que já fiz.
    Brigadão

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Vc pode mandar as fotos de novo por favor?
    É que aconteceu alguma coisa no meu e-mail que apagou as fots
    Brigada

    ResponderExcluir
  3. obrigada estava precisando para fazer um trabalho de geografia

    ResponderExcluir