Os atletas a serviço de milhares de pessoas




Quando um paciente com insuficiência cardíaca, recebe um programa de exercícios físicos personalizado ou um praticante de tênis é submetido a uma cirurgia pouquíssimo agressiva para recuperar uma lesão no quadril,eles podem não saber, mas estão se beneficiando de técnicas avançadas usadas antes em atletas.Esses tratamentos são possíveis graças às pesquisas da ciência no esporte, realizadas para entender do que são feitos os atletas de elite, esses seres de incrível capacidade física que encantam o mundo em cada olimpíada ou mundial.

Confira exames, aparelhos e tratamentos usados pelos atletas e que hoje estão disponíveis para um número maior de pessoas.

EXAME DE  CK:

Avalia a quantidade da enzima CK. Quanto mais alta maior o nível de destruição celular.É utilizada para confirmar suspeita de infarto e fadiga muscular.

FERRITINA:

O exame mede a quantidade desta proteína. Serve como marcador para checar os níveis de ferro no organismo.

APARELHOS:

MEDIDORES DE PASSOS  e GPS

Começaram com os pedômetros para contar os passos até os mais modernos quye determinam, distância percorrida, calorias e velocidade.

ESCANOMETRIA

A tecnologia mede milimetricamente a diferença no comprimento das pernas.A diferença pode implicar lesão ou deterioração de articulações como quadris e joelhos

MONITOR CARDÍACO

Informa a frequência cardíaca. Importante para que os limites individuais não sejam ultrapassados.

TRATAMENTOS

ARTROSCOPIA

Cirurgia pouco agressiva feita a partir da introdução de cânulas finíssimas no local a ser reparado.Há versões para o joelho e quadril,por exemplo

INJEÇÃO DE PLASMA

A aplicação de plasma com plaquetas no local da lesão acelera a recuperação

APLICAÇÃO DE ONDAS DE CHOQUE

Aparelho emite ondas que quebram as calcificações nos tendões.

Fonte: Revista Isto é