O que passa pela cabeça de um ultra?


"Nenhum animal em posse de suas faculdades irá intencionalmente se colocar em perigo,indo a um ambiente ao qual não pertence.Os seres humanos,por outro lado,são  controlados por cérebros cujos imperativos emocionais e espirituais podem se sobrepor ao instinto de sobrevivência" .

"Os humanos sempre tiveram uma ânsia incontrolável pela exploração .Hoje,com o conhecimento acumulado de incontáveis gerações, desenvolvemos uma tecnologia que nos permite superar as barreiras que nos mantiveram presos por centenas de milhares de anos". A combinação do desejo de viajar e tecnologia nos deu a ousadia de acreditarmos que podemos conquistar os ambientes mais extremos da terra e não apenas sobreviver,como nos adaptarmos a eles.Porém,os corpos humanos são mais frágeis do que gostaríamos de admitir.Se nossa proteção se rompe,morremos facilmente".

Nos meus 16 anos  no mundo da corrida, e da ultra distância, sempre fui questionado com o que eu pensava ou qual o motivo de correr longas distâncias,e até hoje esses questionamentos são crescentes e imcompreensíveis aos olhos de muitas pessoas.

Eu sempre  completei meus desafios,de forma alegre pois sempre elevei meu pensamento para  momentos bons que vivi e na minha familia para ultrapassar os momentos mais difíceis de cada desafio. eu amo correr e acima de tudo de fazer amigos mundo afora. Carlos Dias

Por isso resolvi consultar alguns dos grandes  atletas da ultramaratona e fazer a pergunta a eles e gostaria de convidar aos Ultramaratonistas,maratonistas e corredores em geral  a deixarem seus comentários aqui no blog respondendo a essa pergunta.

QUESTIONAMENTO:

O que você pensa quando corre uma ultramaratona e o que te motiva ?

Respostas: " Quanto mais participo das ultras mais amigos eu tenho". Herói Fung treinador  
¨ULTRAMARATONA É PARA POUCOS; POIS OS LIMITES SÃO SEMPRE AMPLIAVEIS E NESTA BUSCA E NECESSARIO MUITO ESTUDO; TREINO; DEDICAÇÃO; AMOR; CORAGEM E UMA EQUIPE  COMPROMETIDA PARA COLOCAR ESTES PLANOS EM PRATICA.

AVENTUREIROS APARECEM POREM DURAM POUCO TEMPO NO MEIO.¨

 

LUIZ LACERDA Ultramaratonista e Terapeuta



"Eu sinto, prazer, amor, felicidade, corro cantando e curtindo cada gota de suor, cada passada, é o momento que sou a pessoa mais feliz do mundo, não troco esse prazer por nada".Marcio Villar Ultramaratonista -RJ

"A sensação de liberdade e vitória ao fim de um grande desafio motiva a minha vida. Existem várias formas de viver intensamente cada momento e para mim a corrida é a melhor delas. Penso muito na minha filha e amigos e numa forma de motivar pessoas a vencer seus limites e medos. Controlar o corpo em conjunto com a mente é, para mim, o mais complicado, mas uma vez que exista o equilibrio, o corpo vai onde a mente leva."
 
Raphael Bonatto Ultramaratonista- PR

"Meu sentimento correndo ultra é de pura reflexão. Ate hoje ainda não defini o que sinto correndo. Apenas sei porque corro: por acreditar que este esporte é um dos caminhos para a inclusão social, pois atraves dos desafios das ultras vamos aprendendo para superação de nossos proprios desafios. Bjs com carinho e muito obrigado por seus exemplos. bjs bjs bjs Jacqueline- Ultramaratonista-RJ.

Fonte: livro o corpo no limite

3 comentários:

  1. Bom Carlão quando estou correndo Ultras eu penso muito em Deus, na minha família e nos meus amigos que estão sempre torcendo por mim, eu ligo o meu MP4 e faço uma viagem fantástica, como é bom correr!!!

    Valeu...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge cada vez mais é provado que os ultras tem um significado para realizar seus sonhos

    sucesso um forte
    Carlos Dias

    ResponderExcluir
  3. *******
    CARLÃO, por favor, deleta o comentário anterior.
    A primeira frase estava errada.
    Grato.
    'Panga'.
    *******

    Carlos Dias, a melhor resposta que encontro para esse teu questionamento é dar uma olhadinha para trás e verificar que trinta anos já se foram desde que dei os meus primeiros passos no pedestrianismo.
    Dos que, comigo, lá no morro, em Ramos, começaram, somente eu fiquei de pé. Alguns até faleceram, sucumbindo ante a pseudofacilidade que o crime oferece a muitos adolescentes cariocas.
    No mundo do amadorismo - no qual, lamentavelmente, cada dia mais atletas abandonam aquilo que gostam, em razão da não obtenção de apoio/patrocínio ou por não saberem lidar com as adversidades do cotidiano desportivo -, estar de pé durante três décadas, fora do Eixo Sul/Sudeste, fora da Grande Mídia, lidando com homens públicos arrogantes e prepotentes, vivendo numa região de pensamento retrógrado e, às vezes, quase medieval, com certeza, é algo para ser comemorado e recomemorado!
    O que vai pela cabeça do ultramaratonista, quando treina ou compete, independentemente da sua maturidade físico-orgânica, poderia eu me aventurar a dizer que são pensamentos que acariciam a alma, fortalecem o espírito e robustecem a carne!
    Sucesso, Carlão!
    Pega firme e manda notícias!
    Assim que meu livro sair do forno, eu te mando um exemplar especialmente autografado: por enquanto, de concreto, só tenho o título e quatro capítulos escritos.
    Um forte abraço a cada colega ultramaratonista e - porque não? - a cada corredor que ainda não chegou lá, afinal, nós também não nascemos ultramaratonistas

    ResponderExcluir