Inteligência na adversidade


Quando cruzei a linha de chegada em São Pedro do Atacama no Chile,e me vi conquistando o  sonho de correr os 4 desertos mais extremos do planeta, depois quando vizualizei a ponte Golden Gate e dei um abraço no Francisco da Silva por ter juntos conseguido superar a distância de 5.130 km de Leste a Oeste nos EUA, um questionamento me inquietava,será que eu precisei de única e exclusivamente da minha força física? ou tive que acionar outras variáveis para vencer o desafio?

Para o meu corpo suportar a altitude e a umidade do deserto de Gobi ,o calor escaldante do deserto do Sahara, o frio paralizante da Antártida e o sal do deserto do Atacama, foi preciso acionar mais que força física,foi necessário acionar a inteligência na adversidade, ter inteligência na adversidade é perceber com clareza  nossos pontos fortes, e nossos fontos fracos, e entender que qualquer dificuldade a  ser enfrentada será passageira e não definitiva.

É ter a capacidade de vizualizar além da tempestade e saber que teremos sol logo a frente, precisei acionar a capacidade organizacional, criar estratégias que exigiram boa comunicação com as pessoas, e desenvolvi um senso de urgência que se antevia ao problema .

Imagine que você esteja a uma temperatura abaixo de zero onde o turpor do gelo te consome, mas você está determinado a sair da situação em que se encontra, nesse momento você passa a dirigir seu pensamento em pessoas que você ama,imagine se você não conseguir sair dessa situação essas pessoas irão passar por privações, então esse senso de urgência fará o seu organismo de alguma forma  reagir e enfrentar a adversidade com maior força, de alguma forma você será mais resistênte a adversidade, seu corpo se comportará de forma diferente podendo assim te tirar dessa adversidade.

Esse ano foi muito especial em minha vida, pois enfrentei a adversidade extrema mantendo a qualidade de vida pessoal para continuar sonhando com grande desafios.

Eu acho super importante o treinamento, a busca dos exames antes e depois deum grande desafio, a pesquisa, de nova tecnologias , a pesquisa do lugar onde vamos desbravar,o trabalho de estratégias mentais fortalecedoras e uma postura cooperativa e ética na busca de objetivos.

Tudo isso é inteligência na adversidade, vai além do simples treino ou de comer bem, usar a inteligência na adversidade é poder ter sempre uma postura adaptativa a cada ambiente, pessoa ou fato que venha a nos atingir.

Com isso reduzimos riscos de frustações,lesões ou determinar um objetivo irreal.

Além de tudo isso tive um PORQUE muito forte, o desafio dos 4 desertos corri pensando em meu filho Vinícius, e consegui  completar com sucesso e o segundo desafio dos EUA, pensei no beneficio que podia gerar ao GRAACC,nos momentos de fraqueza e dificuldade logo direcionava meus pensamentos nas crianças e adolescentes que passavam por processo de quimioterapia e isso me fortalecia para continuar buscando o objetivo.

Eu me emocionei  muito esse ano,cresci muito e ao mesmo tempo me sinto como um garoto que acaba de ganhar uma bola de presente.

Ganhei um grande amigo o Francisco da Silva que me ensinou muito, nos 60 dias que ficamos juntos na estrada, virei um voluntário externo do Graacc e com isso me fortaleci espiritualmente aprendendo com cada sorriso de cada criança. Desejo continuar gerando beneficio em cada ação que eu colocar na estrada.
Serão poucos dias para fazermos o último balanço das nossas conquistas, acertos e erros. Nada nos resta, senão lançar o olhar em direção ao novo ano, redirecionando metas, corrigindo desvios, aparando arestas e acertando passos em direção a novos desafios.

Não há mais tempo para lamentações, não há mais fôlego para corridas desordenadas em busca do que se perdeu ou se deixou de fazer. É hora de refletir, de moderar, de ter bom senso, garra e determinação. É hora de reconstruir a certeza de que o nosso percentual de vitórias será sempre maior que o de derrotas.

 Desejo um 2010 repleto de alegrias, viagens a lugares interessantes, comidas gostosas, beijos inesquecíveis, sonhos realizados e muita... muita paz para curtir e apreciar tudo isso.

Um agradecimento a cada mensagem de força que recebi durante cada desafio, um agradecimento a Deus por me mostrar o caminho nos momentos de incerteza, um obrigado a minha mãe, meu filho minha familia por me apoiar, Um obrigado a Lucina Ratinho que a cada ida e chegada a cada mensagem enviada e a cada palavra sempre me passa a alegria e a leveza na busca, obrigado ao meu treinador Herói Fung por incentivar sempre antes da partida de cada desafio, Agradeço a Ester por ter ficado comigo nas 24 horas com toda paciência e carinho,Ao Francisco da Silva por ser meu companheiro de aventura nos EUA. aos amigos que conquistei em cada canto do planeta e do nosso Brasil. Ao meu patrocinador a Crocs por respeitar meu trabalho, a imprensa por reconhecer meu trabalho. e ao meu pai por estar sempre comigo no coração onde quer que eu vá.

                                            "Você pode passar anos a fio trabalhando, realizando e muitas vezes nem um obrigado recebe,é muito importante que você continue em sua busca pois um dia poderá dizer valeu a pena".

6 comentários:

  1. Poxa, Carlinhos ! Fico até emocionada com suas palavras. Você é uma pessoa muito especial,e nem teria como,não me preocupar com você....Todas as vezes que você parte para um desafio,fica uma preocupação muito grande pelas pessoas que realmente amam você,pois apesar de sua inteligência você não passa de um meninão emotivo e meigo com todas as pessoas que te cercam.Amamos você e sempre vamos nos preocupar com seu bem estar. Um Ano Novo muito feliz para você e com muitos desafios pela frente em 2010.
    Beijusss mil,
    Lucina Ratinho

    ResponderExcluir
  2. Adoro esportes e comecei a correr esse ano a Super 40km\SP, corri 4 km e pensei que morreria no dia seguinte mas estou por ae ainda, porém hoje acabo de fazer a volta da Pampulha 18 km. Te ouvi hoje na radio JP de SP e queria te parabenizar cara, inacreditável atravessar os EUA correndo. Eu ainda estou me preparando para correr a meia maratona de SP e depois Aregentina ... depois Rio ... e sei la onde para isso ... um dia queria como você conseguir correr o deserto do Atacama. Valeu cara, boa sorte e continue a levar o nome do Brasil pelo mundo, mostre que temos mais que futebol e mulatas, mostre que somos um povo bom ...

    ResponderExcluir
  3. André meus parabéns e continue a buscar seus objetivos, estou programando uma palestra para o final janeiro para compartilhar as aventuras.
    Ótimo 2010
    Abraços
    Carlos Dias

    ResponderExcluir
  4. Suas reflexões pós experiências nos enriquecem e nos emocionam. São lições a serem incorporadas e repassadas. Parabéns pela pessoa especial que é. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, muito boa tarde. Queria te apresentar o SouVencedor.com, que é um projeto que tem o objetivo de motivar as pessoas e criar em todos um sentimento de conquista e vitória por meio da esperança independente do tamanho do desafio. O endereço é www.souvencedor.com. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Edgar vou entrar no site obrigado abraço

    ResponderExcluir